OLHARES, Afrodescendentes no Portugal Contemporâneo
Série documental de seis capítulos para a RTP2 sobre a afrodescendência, como é vivida e sentida pelos seus protagonistas VER TRAILER
SER CIGANO, o valor da integração
Documentário sobre a comunidade cigana residente em Torres Vedras. Emitido várias vezes na RTP2 e no âmbito Universitário VER TRAILER
Vinho, o sangue da terra
Documentário que propõe uma aproximação orgânica e emocional, olhando para o mundo da vinha e do vinho desde dentro para fora, através dos que vivem de e para a vinha. Filmado na região de Torres vedras durante 12 meses, seguindo o ciclo natural da vinha, passando pelas 4 estações. Trailer “Vinho, o Sangue da Terra”
“MACAU, 20 ANOS DEPOIS”
Documentário 96´. Emitido na RTP1. É um olhar sobre uma Macau Chinesa onde a presença portuguesa ainda se faz sentir e continua a impregnar o ar e as pedras.
É um filme que dá voz às diferentes comunidades; portugueses, macaenses, lusófonos e chineses de Macau numa convivência multisecular e multicultural que se enraizou na tipificação do próprio lugar
“Uns e outros, os chineses de Macau”
Documentário 57´É o 6º e último documentário da série "Macau, 20 anos depois". É a abordagem que faltava, fomos saber que pensam e opinam os chineses de Macau sobre os portugueses, a sua influência e a sua permanência nesse tão peculiar território. Emitido na TDM canal português e canal chinês
“Macaenses Em Macau – Renovando a Identidade”
Documentário 57´ Depois de ter abordado a comunidade macaense residente em Lisboa, faltava aproximar-nos dos macaenses de Macau. Fizemo-lo neste filme. Quão diferentes são dos que saíram dessa terra, como sentem a singularidade étnica e grupal? Emitido na TDM canal português e canal chinês
“Interculturalidade – a lusofonia em Macau”
Documentário 57´ Neste documentário pretendemos dar a conhecer as marcas da lusofonia no território de Macau através da presença dos países de língua portuguesa presentes.
Dar a conhecer as comunidades de expressão portuguesa local que ajudaram e ajudam a construir Macau numa aproximação a cada uma delas.
Emitido na TDM canal português e canal chinês
“Dar e Receber – a portugalidade em Macau”
Documentário 57´ Nesta abordagem contamos o que se tem feito para preservar a portugalidade por parte da Oficialidade portuguesa e pela chinesa, do Governo Central Chinês e da RAEM. Daremos conta da importância das atividades que se desenvolvem no sentido de conservar, apoiar e divulgar a presença da cultura portuguesa. Emitido na TDM canal português e canal chinês
“Portugueses em Macau – o outro lado da história”
Documentário 57´ É na sequência do documentário “Macaenses em Lisboa, ilusão ou realidade” que nasce este documentário “Portugueses em Macau, o outro lado da história”. Sentimos a necessidade de completar a abordagem ao “Macau Português” com esta perspetiva, a dos que ficaram nesse território. Emitido na RTP2 e na TDM canal português e canal chinês
“Macaenses em Lisboa – ilusão ou realidade”
Este documentário sobre os Macaenses em Lisboa é uma aproximação ao tema da afirmação étnica, um tema aliciante, particular e singular.
Ouvimos e registámos o que nos tinham para dizer e trazer para o “palco” da atualidade a questão transversal das etnicidades. Emitido na RTP2 e na TDM canal português e canal chinês
“Nós Os Chineses, vidas em busca da fortuna”
Documentário 55´ Realização de Carlos Fraga.
É uma aproximação à comunidade chinesa a viver em Portugal no qual se dá voz à experiência de ser Chinês neste país, às dificuldades, frustrações e expectativas.
Vamos saber o que pensam dos portugueses, o que pensam deles próprios e como se sentem enquanto imigrantes em Portugal
“Acustic Robot”
Documentário 50´ - 2013 – -É um filme que recolhe uma ação científica promovida por investigadores da Universidade do Algarve, Universidade do Porto, da Marinha Portuguesa e de uma empresa Algarvia, a Marsensing
“Kimeraa Do Atlântico – encontro entre a Ciência e Tradição”
Trabalho encomendado pelo CRIA/Universidade do Algarve, inserido no projeto KIMERAA, em parceria com Espanha, Reino Unido e Irlanda.
"A Vida surgiu no mar" e veio para terra há cerca de 420 milhões de anos. Este foi o princípio filosófico orientador da realização do documentário sobre algumas atividades económicas ligadas ao Cluster do Mar e as suas conexões com os dominios da Ciência.
O objetivo foi, sempre desde o mar, com um breve enquadramento histórico, estabelecermos a relação que existe entre o conhecimento natural/tradicional e o conhecimento científico dos temas a abordar, percebendo em que medida este ultimo ajuda e otimiza a utilização dos recursos marinhos.
Emitido na RTP2.
“Video Clip Escola”
Os pequenos alunos de uma escolinha de um aldeia Algarvia têm sorte de poder estudar música e um dos resultados dessas aulas foi a composição de uma música coletiva. Pareceu-nos interessante a proposta de realização de um videoclip e uma contribuição para estimular e recompensar o seu empenho.
“Estoi em Festa”
Trata-se de um documentário qe recolhe depoimentos e imagens ímpares da festa mais carismática e pura, e talvez uma das mais antigas, de toda a região do Agarve: a "FESTA DA PINHA". Forte símbolo da entidade do povo de uma aldeia do barrocal Algarvio - ESTOI - este evento existe há vários séculos e teve origem numa festa religiosa de homenagem à Senhora do Pé da Cruz (a Pietá), baseada numa lenda da idade Média que conta a história de uns almocreves de Estoi durante a perigosa travessia da Serra do Algarve. Associada a esta festa está também a tradição de "Os Maios" na qual o povo expressa o seu sentir com ironia e humor.
“Viagem aos Bastidores das Marchas Populares de Lisboa”
Estes dois documentários com 58 minutos cada, "Eu amo o meu bairro" e "A minha Marcha é linda", são o resultado do acompanhamento durante mais de 3 meses dos bastidores das Marchas Populares de Lisboa. O primeiro é uma viagem intimista por quatro bairros - Madragoa, Alfama, Castelo e Marvila - na qual se partilham as emoções de quem neles constrói as Marchas Populares, desde o primeiro ensaio até ao dia em que saem para a rua. O segundo é a explosão de cor, luz, música e emoções nas duas saídas à rua, o Pavilhão e a Avenida.
Os testemunhos dos personagens protagonistas, responsáveis, artesãos, ensaiadores, marchantes, costureiras, etc., contagiam-nos com o pulsar dos seus corações.
Produção para a RTP2
“Dieta Mediterrânica”
Trabalho encomendado pelo Município de Tavira sobre a Dieta Mediterrânica para apoiar a sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, representando Portugal em conjunto com Espanha, Chipre, Itália, Croácia e Marrocos. Ganhou a candidatura e hoje é Património Cultural da Humanidade
“Hativar”
Documentário 50´- Encomendado pela NDO sobre a segurança no mar. Para além de cenas de pesca, foi filmado um simulacro de incendio num barco no qual se envolveram todas as fornças de segurança e assistência, num exercício de trieno de coordenação e operacionalidade.
“Sketches Rui Cabrita”
É uma série de Sketches de humor desempenhados por um ator Algarvio, Rui Cabrita. Foram realizados para a sua inserção num filme promocional.
“Audição de Acordeão”
É um curto documentário que recolhe uma exibição de jovens artistas do acordeão. É o resultado do trabalho de um homem, Nelson Conceição, que tem lutado pela dignificação e perpetuação de um instrumento muito ligado à cultura Algarvia e à música popular, o acordeão.
“Monumentos do Algarve”
Trabalho encomendado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, sobre os monumentos que estão sob a sua responsabilidade.
“FEBASE”
Filme encomendado pela NDO. Trata da segurança no trabalho em todos os seus aspetos.
“Em Familia”
Estranhos desaparecimentos assolam a Serra de Monchique. É neste cenário que encontramos Marta, uma jovem mulher recém-divorciada cujos valores familiares deixam muito a desejar, que tem inúmeros problemas com o seu ex-marido e a atenção para com o seu filho é escassa. Marta ganha a vida fazendo-se passar por Funcionária das Finanças de modo a burlar famílias que vivem longe das cidades, perdidas pelas Serras Portuguesas. Um último trabalho e a sua vida financeira ficará resolvida. Mal sabe Marta que esta noite irá aprender uma grande lição.
“Ilha”
Num tempo de rápidos consumos onde o agora reina, descobrimos em conjunto, uma praia e a sua aldeia piscatória, cujos habitantes teimam em resistir ao imediatismo dos dias de hoje, mantendo hábito ancestrais de contacto profundo com a grande natureza.
Vivemos uma praia, um espaço/ente que se dá a cada segundo das nossas existências sem pedir nada em troca.
"Longe de ser uma descrição de fenómenos objectivos é uma tentativa de inscrição do amor humano no coração das coisas"*
* in dicionário de símbolos, Juan Eduardo Cirlot, Bachelard acerca da Alquimia publicações D. Quixote.
Produção para a RTP2
“Fich!”
Trata-se de um vídeo promocional que recolhe as fases de montagem e desenvolvimento de um Festival de Cinema de Humor ao ar livre, em Albufeira. A partir de uma ideia de Helena Madeira, a organização esteva a cargo da LIVREMEIO e uma equipa de jovens colaboradores.
“António Aleixo, Na Terra Acho, Na Terra Deixo”
É um documentário no qual entramos na vida de um grande Homem e Poeta.
Compartilhamos as suas penas e poucas alegrias, as suas paixões e muitas desilusões, pela mão dos filhos, estudiosos, amigos e conhecidos. Foram suficientes os escassos 50 anos da sua para torná-lo num Poeta reconhecido pelos maiores da sua época, como Miguel Torga.
Esta é uma homenagem e um contributo para recordar e perpetuar a sua memória e obra. Ajudamos a desmistificar a sua figura e certos preconceitos sobre a sua obra.
Quisemos que a presença de António Aleixo fosse "real" através de um ator que o representa ... Emitido na RTP2
“Concentração Motard”
É o resultado da filmagem de uma edição da Concentração Motard de Faro.
“Delicias Med”
Trabalho encomendado pela GLOBALGARVE sobre uma feira de promoção dos produtos e da cultura regionais.